sábado, 19 de março de 2011

Miopia de Marketing - Análise do texto de Theodore Levitt

O texto Miopia de Marketing, do autor Theodore Levitt, nos leva a refletir sobre a importância de se parar e pensar no negócio e em seus investimentos.
A partir do texto podemos obter vários ensinamentos que podem (e devem) ser aplicados na prática. Destaco uma passagem do texto, de título “Marketing fraudado”, onde o setor de eletrônicos investe, de forma exagerada, em pesquisas técnicas e, por outro lado, não realizam atividades de marketing. A visão míope do negócio consiste na empresa acreditar que os produtos inovadores venderão por si próprio, sem qualquer tipo de investimentos extra, surgindo então a filosofia de que o crescimento constante é uma questão de contínua inovação e aperfeiçoamento do produto.
    Quando ocorre este tipo de desequilíbrio de investimentos em diferentes áreas, isso dá origem a uma predisposição em favor da pesquisa e da produção, em detrimento das atividades de marketing. Consequência disso é a organização tender a acreditar que sua tarefa é fabricar coisas e não satisfazer as necessidades dos clientes. 
 Hoje as agências têm investido em infra-estrutura humana, tecnológica e até mesmo física para atender os clientes de forma completa, não somente produzindo peças, mas propondo soluções aos problemas de comunicação do cliente. O que antes era somente produção de marcas e peças gráficas, hoje são feitas consultorias e um trabalho de orientação do cliente para as melhores ferramentas de comunicação a serem utilizadas, sejam elas no ambiente real como no virtual.
 A partir da leitura do texto podemos concluir que a identificação do nosso negócio é o fator primordial para o sucesso ou insucesso de uma organização, pois é a partir do “o que nós fazemos” que serão definidos então os objetivos, as estratégias e as táticas para o sucesso. Se a definição do negócio é feita de forma incorreta, nenhuma estratégia levará ao sucesso das ações, acabando muitas vezes com o sonho de qualquer empresário.

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