sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comunicação Verde nas Empresas

O que é Comunicação Verde?

Comunicação Verde é um conceito em desenvolvimento que enxerga a Comunicação Social sob a ótica da Sustentabilidade. Com o avanço dos métodos e tecnologias de produtos e serviços de comunicação que facilitaram os processos interação entre indivíduos, é possível notar o quanto as relações indivíduosXindivíduos, empresasXconsumidores mudou. O consumo aumentou em todo o mundo, mas também a preocupação de que todas as práticas, inclusive a comunicação, repensasse seus processos levando em conta a limitação dos recursos que são base para o consumo, a degradação ambiental e a consciência ecológica. Não é só uma questão de divulgar uma imagem de "empresa amiga do meio ambiente", mas de propor inclusive novas estratégias de comunicação que também sejam sustentáveis e ecologicamente inteligentes, nas esferas da Comunicação Organizacional: Comunicação Interna, Comunicação de Marketing e Comunicação Institucional.

Exemplo de Comunicação dentro das Empresas - Empresas verdes são empresas inteligentes, vejamos:

Tenha mais energia para gastar menos energia. Com todos os recursos tecnológicos que temos disponíveis a um clique do mouse o que precisamos mesmo é de mais “energia verde” por parte dos gestores da TI.
Grande parte do mercado de TI já conhece soluções como thin clients, printer monitor, virtualização, projetos de refrigeração, mas será que é só isso? Comprou, economizou? Essa visão pode ser estendida, pois a redução de energia elétrica na TI não está apenas relacionada ao retorno financeiro e podemos enxergá-la como um gatilho para várias outras economias e melhorias dentro de uma empresa independente de seu porte e cultura.

Como em nosso ecossistema em que o primeiro elo da cadeia alimentar é o reino vegetal, nós podemos classificar a eletricidade como primeiro elo da “cadeia empresarial” de necessidades básicas para um escritório funcionar, pois de algum modo ela que fornece “vida” a todas as nossas impressoras, computadores, servidores, centrais PABX e até mesmo nossa querida e inestimável cafeteira.

Não é à toa que o Gartner classificou a TI Verde a primeira entre as 10 principais tendências para 2008, isso ainda sem falar nas outras 9 que de alguma forma ajudam direta ou indiretamente  o meio ambiente.

Desenvolver alternativas para economia de energia em uma empresa pode ser muito compensatório ( em todos os sentidos ) visto que como uma cadeia ela irá de forma positiva impactar gastos que fatalmente podem ou já poderiam ter sido reduzidos e até mesmo “cortados”. Desenvolver um projeto no qual crie metas inteligentes para a redução do uso da energia elétrica pode até mesmo servir de base para diminuir as impressões ( veja meu artigo anterior ) que conseqüentemente diminuirá o gasto com papel, cartucho, manutenção, operação, etc... Outro exemplo é se calcularmos em 1 ano todos os gastos que um PC fornece comparado a um Thin Client desde energia, manutenção, funcionário parado, funcionário nervoso, etc.,  veremos claramente que vai muito além de ser apenas uma questão financeira e sim até mesmo uma questão de bem estar ( Isso sem contar com a redução de espaço ocupado, calor propagado, e até mesmo do barulho do cooler ).

Por que não inovar agora?

Além de avaliarmos a viabilidade econômica, risco, entre outras análises quando estamos em fase de arquitetura de um projeto, porque não avaliarmos minimamente seu o impacto ambiental? Quanto menor o impacto ambiental mais inteligente e econômico será o projeto e claramente admirado e visto com bons olhos por sua empresa ou cliente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário